quinta-feira, 6 de junho de 2013

Os 3 Rs milagrosos...

Formas de contribuir com a melhora do nosso ecossistema aplicando os 3 Rs. 

Reduzir, Reutilizar, Reciclar – (3 Rs). Os 3 Rs são os passos fundamentais, segundo a Agenda 21, para reduzir o volume do lixo produzido e, consequentemente, a exploração de recursos naturais e o impacto ambiental.

Reduza* Revise textos na tela do computador antes de imprimi-los* Faça somente o número de fotocópias necessário.* Recuse folhetos de propaganda que não forem de seu interesse.* Faça assinatura comunitária de jornais e revistas.* Substitua descartáveis como guardanapos, copos, talheres e canudos por similares duráveis.* Evite consumir produtos com embalagens supérfluas, sofisticadas ou que dificultem a reciclagem (isopor, longa vida, celofane etc.).

Reutilize* Aproveite envelopes, cartolinas e folhas de papel com verso livre para rascunho (escrita, impressão, fax, fotocópias).* Aproveite talos e folhas de verduras, cascas de frutas etc.* Reutilize frascos e potes para armazenar alimentos.* Reaproveite sobras de materiais de construção* Conserte ou transforme utensílios e aparelhos (sapateiros, costureiros, restauradores etc.). Caso esses objetos não sejam mais úteis para você, doe-os para quem precisa.

Recicle* Separe os recicláveis como papéis, plásticos, vidros e metais. Os materiais devem estar limpos (livres de resíduos orgânicos, restos de comida). Depois, informe-se como participar do programa de coleta seletiva da sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário